Este texto e imagem eu havia postado na página climbing.com.br no Facebook (curta e siga a página!), mas acho interessante ter fixa aqui também, sem se "perder no esquecimento de uma timeline".
[ZONA DE CONFORTO]
Tinha achado uma imagem na internet, em inglês, mas como achei bem interessante resolvi montar essa, traduzida (não tinha fonte de onde veio nem quem montou a "original").
Eu achei bem legal porque dá para relacionar bastante com o mundo da escalada/montanhismo.
A Zona de conforto é o tédio. Tudo igual. Nada novo. Tudo seguro e planejado, aquela vida que as únicas marcas que deixa depois que acaba são no cartão de ponto da empresa onde trabalhou 20 anos.
A Zona do medo é o desafio, a dúvida e muitos não ultrapassam porque ficam "deixando para depois", "não tem tempo agora" e por aí vai. É a escada rolante que joga de volta na Zona de conforto.
A Zona de aprendizado é para quem resolve dar um passo a mais e aqui entram todas pessoas que resolvem fazer um curso de escalada (ou de qquer outra coisa, falo de escalada porque a página aqui é disso!). Aqui as pessoas se desafiam, aprendem e com isso expandem sua zona de conforto para o que, para muita gente, já não é nada confortável.
E chegando na Zona do crescimento, onde nem todos aceitam chegar, é onde colocamos em prática o que aprendemos na zona de aprendizado, realizamos o que queremos e, se não nos deixarmos cair de volta na zona de conforto, definimos novas metas. Em outras palavras, como já vi em outras postagens, "é onde a mágica acontece".
Nada novo acontece dentro da sua zona de conforto e fico feliz de ver que todos meus alunos estão no mínimo na Zona de Aprendizado, mas que tem muitos que mergulham de cabeça na Zona do Crescimento junto com a escalada. :-)
E escrevendo esse texto lembrei até desse outro, que escrevi em 2009, de madrugada, depois de um tenso dia de escalada: http://www.tacio.com.br/tacio/blog/2009-07-24T19-02-00_Superando_limites_e_aumentando_o_nivel_de_conforto_em_Salinas.php.