Escalada e qualidade de vida

A escalada é um esporte que desenvolve aspectos físicos e psicológicos nos praticantes. Ao encarar o desafio de escalar, o indivíduo está travando uma batalha consigo mesmo e terá de enfrentar e superar suas dificuldades para atingir os objetivos do esporte.

Como na escalada existem níveis de dificuldade diversos, o praticante nunca está satisfeito, mesmo superando desafios que parecem impossíveis no primeiro momento, aparecerão outros mais difíceis, o que faz o escalador escalar mais e mais. A cada desafio superado, surgem sentimentos positivos e melhora de autoestima e autoconfiança.

Para ter melhor desempenho, os escaladores precisam treinar. Tendo em vista o princípio do treinamento desportivo que fala da especificidade, o escalador precisa escalar. Para isto pode escalar em rocha e em ginásio, podendo contar com um profissional de Educação Física para sua evolução no esporte.

No sistema social em que vivemos hoje, a população está sedenta de momentos de alegria e prazer que são proporcionados por atividades de lazer, como a escalada, por exemplo. Escalar é mais do que atividade física, é um estilo de vida no qual entramos em contato com o mais íntimo de nós, além do convívio com a natureza, e pode ser o motivo que nos leva a conhece novas cidades, estados e até países.

Segundo pesquisa realizada pela professora Aline Lessa em 2012, a escalada é uma excelente estratégia para promover qualidade de vida aos seus praticantes, visto que melhora os estados de humor dos indivíduos, aliviando o estresse, a hostilidade, a depressão e a ansiedade, o que é bastante importante para levarmos a vida com mais vigor e alegria.


Fatal error: Class CToolsCssCache contains 1 abstract method and must therefore be declared abstract or implement the remaining methods (DrupalCacheInterface::__construct) in /home/storage/5/a9/17/tacio1/public_html/climbing/sites/all/modules/ctools/includes/css-cache.inc on line 52